VLT CULTURAL - Atrações no entorno das estações do bondinho [T2Apr]

 


Se você é dos que se deslocam continuamente entre paralelos e meridianos, há de concordar comigo: não se conhece outro ponto entre eles que misture o que a natureza tem de melhor com o melhor que o homem poderia criar em um mesmo lugar! A geografia que viu o Rio crescer entre o mar e a montanha nos dá a certeza de que este foi o local escolhido por Deus para estocar seu mostruário de cores e belezas que desejava espalhar pelos demais cantos do mundo.

Suas incontáveis colinas e picos rochosos, a perder de vista por imensa área de montanha entrecortada por vales esplendorosos... Suas serras e baixadas que se estendem entre a Mantiqueira e o Atlântico, reunindo baías, lagunas, restingas e florestas tropicais por entre maciços de tirar o fôlego... Tudo isso faz do Rio um lugar único onde todos gostariam de estar, de modo a explorar todas as suas belezas.

O 'Doido pelo Rio', que ao longo dos últimos anos vem mostrando as maravilhas que justificam - e atestam - o título de Cidade Maravilhosa dado a este lugar de múltiplos encantos, inicia agora uma série completa de matérias sobre o modal que se transformou num dos seus maiores ícones, mundialmente reconhecido como o mais charmoso legado da Olimpíada de 2016 para a cidade:  o VLT Carioca rapidamente se integrou à paisagem do centro do Rio como um de seus mais conhecidos símbolos, dando graça e leveza às suas paisagens multicolores, sua arte, a cultura dos bares que ocupam as calçadas (paixão carioca das tórridas noites do Rio), as delícias para o estômago e as que se devora com os olhos!... 

Um pouco disso tudo que revela a marca e a graça da capital cultural do país é o que iremos descobrir ao longo de nossos passeios: a alegria de viver percebida no ar pelos que aqui chegam, aliada ao jeito peculiar e único de sua gente, completa-se com a imagem de descontração dos bondinhos do VLT cortando as ruas e avenidas do centro.  

Sua principal função - que nem todos conhecem - não é apenas o de servir como ligação entre dois pontos, mas de conectar todos os demais meios de transporte que permitem a cariocas e visitantes alcançar os mais distantes pontos da cidade. Através das três linhas interligadas entre si, o VLT conecta as pessoas ao sistema do metrô, aos dos ônibus interestaduais e municipais, às "Ferry boats" intercidades e também entre bairros, ao Teleférico, ao BRT (Bus Rapid Transit), ao Aeroporto e até mesmo ao Terminal de Cruzeiros, onde aportam os grandes transatlânticos que chegam dos mais longínquos países do mundo. Juntos vamos conhecer todos os caminhos do centro - da Rodoviária ao Aeroporto, e da Central do Brasil à Praça Mauá, cortando assim o centro de norte a sul e de leste a oeste à bordo do bondinho. 

Vamos poder explorar cada estação e os "points" que elas nos irão revelando, uma a uma, com informações sobre como chegar, e de que forma aproveitar o máximo de cada uma, num "mix" do que o Rio tem de melhor a oferecer para a gente daqui e de fora, onde em boa parte deles não se precisa pagar nada além da passagem do bonde pra chegar até lá. Estamos falando  do perímetro urbano compreendido entre a região portuária - com seus bairros Saúde, Santo Cristo e Gamboa - e todo o centro da cidade, uma área hoje transformada na "menina dos olhos" dos cariocas e num palco onde acontecem os maiores eventos culturais da cidade.

Subam à bordo, portanto, e vamos juntos mergulhar de VLT nas maravilhas que farão com que descubramos porque tudo aqui é tão grandioso, notadamente nesse lugar que recebeu o nome de Porto Maravilha por integrar um dos cenários mais deslumbrantes da Cidade Maravilhosa!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rio sob minhas lentes - Exposição Pasteur

Terminal Gentileza - O alvorecer de um novo tempo