O que esse povoado está fazendo no mapa do Rio?
Você deve estar se perguntando porque é que um vilarejo do sertão foi enfiado no meio de um blog dedicado ao Rio!... Repara que não aparece nenhum carro nas fotos. Isso não existe por lá!
Mas apesar de todo o ar de uma cidadezinha perdida no interiorzão do país, esse lugar aí não é nenhuma dessas pacatas vilas sertanejas que a gente vê quando sai pelo nordeste do país. Olha só a paisagem de praia que aparece nas últimas fotos da sequência...
Também não é nenhuma dessas cidades ribeirinhas que a gente encontra às margens do Rio Amazonas, do Tocantins ou do Velho Chico...
Ainda não sacou? Vou tentar te ajudar: ainda que não pareça, ela fica aqui no estado do Rio, mesmo!
Será que as placas que aparecem agora nas fotos aí de baixo já te deram alguma pista?
Ainda não? Tudo bem, vamos em frente. Quem sabe na próxima você descobre!
E aí, ajudou? Ainda não?... Ora, mais um pouquinho de paciência e você chega lá. Quem sabe tem um amigo que reconheça as imagens ou, talvez ainda, alguma delas te dá uma pista...
Olhe para essas fotos agora: o mar se estende quase a perder de vista, mas lá ao longe tem umas montanhas... Reconhece?
Como aqui é alto, olha só aquele povo tomando banho lá embaixo...
Parecem formigas observados daqui de cima!
Ôpa! Essa pista agora foi das boas!
Acho que conheço aquela barca que tá chegando ali...
Mas... Peraí! Cavernas agora? Não está se misturando por engano paisagem do Rio com algumas do centro-oeste ou de Minas, só pra confundir?
Que é isso, meu? Aí é sacanagem com a gente. Isso aí é no Rio onde?
Céus! E não é que é mesmo!?
Pois pode acreditar: isso tudo fica aqui mesmo, bem no meio da Baía da Guanabara, há apenas uma hora de barca do Porto Maravilha! Se tudo o que você está precisando é um cantinho sem ar poluído, sem um único automóvel circulando, e com aquele jeitão de povoado para o qual o tempo não passou, é só entrar nesse túnel do tempo e embarcar para PAQUETÁ!
Ah, nem me diga: você não mora no Rio e não tinha ideia de que aqui mesmo, tão pertinho, poderia passar um domingo gostoso num lugarzinho que mais parece perdido no tempo, e longe de tudo o que lembre a vida agitada da segunda capital do Brasil em tamanho?
Então repense a ponte como algo que necessariamente não exige ser cruzada apenas por cima e, após chegar ao Rio, experimente passar POR DEBAIXO DELA! Garanto que você não vai se arrepender!
E pra quem chega ao Rio acreditando que a cidade é aquilo que se vê entre Copacabana e o Boulevard Olímpico, é bom saber que a baía da Guanabara está repleta de ilhas fantásticas e quase desconhecidas pelos visitantes. Algumas densamente povoadas - como a Ilha do Governador - e outras com essa cara de cidadezinha do interior de que ninguém ouve falar, como é o caso de Paquetá. E tudo alí, facílimo de alcançar de qualquer ponto da cidade maravilhosa. Aproveite!
Comentários
Postar um comentário