Mobilidade - O Mapa atualizado (e autoral) do VLT Carioca
1. As que não conhecem ou não vivem no Rio de Janeiro;2. As que já usaram o VLT uma ou outra vez por não frequentar o centro da cidade, ou só terem estado no Rio de passagem;3. As que reclamam de qualquer melhoria que o poder público implante na cidade, mesmo sem nunca tê-la experimentado.
Sim, porque só uma dessas razões serve como justificativa para não se gostar de um transporte que, desde a inauguração até agora, recebeu aprovação de 88% dos cariocas, e a cada dia conquista mais fâs que apreciam seu conforto, segurança, limpeza, pontualidade e curto intervalo entre as composições. Pessoalmente vejo uma vantagem extra: a de permitir que hoje possamos cruzar o centro de ponta a ponta de forma prática, ágil e econômica, coisa que só se fazia antes de táxi, e sempre de forma estressante por conta do trânsito, e sujeito a todo tipo de problema na prestação do serviço, inclusive no que toca à confiabilidade e à segurança. E sob este aspecto podemos até incluir uma quarta categoria na lista de insatisfeitos: a dos motoristas profissionais que com certeza perderam muitos clientes de viagens curtas desde que o VLT foi implantado.
Outro fator que contribui muito para a aprovação do modal pelos cariocas é acrescentar a todas aquelas vantagens o acesso fácil a todos os pontos culturais e de lazer concentrados na área central da cidade. Não existe, literalmente, um único desses pontos que não possa ser alcançado num raio de 5 minutos a pé a partir de uma estação do VLT, além de uma característica mais do que especial que é o belíssimo percurso realizado pelo bonde, que tanto passa por áreas centenárias que contam a história do Rio, quanto cruza a moderníssima região deixada como legado da Olimpíada de 2016 à cidade, que despertou muito interesse e vem atraindo turistas do mundo inteiro.
E com os trilhos agora estendidos até o novo terminal já pronto para entrar em operação nos próximos dias - o Terminal Intermodal Gentileza - o trenzinho acabou de ganhar sua quarta linha. e esses 700 metros a mais no sistema fizeram o milagre de costurar a cidade de ponta a ponta com o bondinho se conectando ali aos ônibus urbanos e ao último corredor do sistema BRT Carioca, Então, além dos 10 sistemas de transporte a que o VLT já dava acesso com as três linhas anteriores, agora ele permite que se possa chegar de maneira rápida e confortável às zonas Norte, Oeste, Sul e também à Baixada Fluminense em articulados bem refrigerados que livram as pessoas do calor e dos engarrafamentos por vias expressas e segregadas, com conforto e rapidez. Com a entrega do corredor Transbrasil, daqui a um mês, ter-se-á todo o sistema de transporte público da cidade integrado, como se espera de qualquer bom sistema de transporte, graças ao bondinho que ocupou essa posição de "meio-campista", recebendo e passando a bola para todo o time em campo.
O bondinho está cumprindo muito bem seu papel como protagonista de um novo sistema de transporte que prima pela qualidade do serviço, ligando todos os modais na maioria das vezes por conexão direta, mas também indireta quando dá acesso à linha especial de ônibus para o Galeão, que entra em operação juntamente com o novo Terminal. Temos assim todos os modais da cidade interligados pelo bondinho, como também suas três portas de entrada - Aeroporto do Galeão, Aeroporto Santos Dumont, e também a Rodoviária do Rio sendo cobertas por suas linhas.
Isso me motivou a criar o mapa abaixo que já inclui a mais nova linha do bonde, a linha 4 - Praça XV-Terminal Gentileza, antes mesmo que ela entre em operação, e o próprio sistema VLT atualize seus mapas oficiais para entregá-lo à população. Fica aí de presente pra você!
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