Terminal Magarça é o primeiro entregue, dos cinco novos terminais do BRT Transoeste


Em outubro de 2021 a Prefeitura do Rio noticiava:

Prefeitura vai construir cinco novos terminais no BRT Transoeste

24/10/2022

A Prefeitura do Rio vai construir cinco novos terminais do BRT Transoeste: Magarça, Santa Cruz, Mato Alto, Pingo D’Água e Curral Falso. Realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, as obras dos terminais Magarça, Santa Cruz e Mato Alto terão início ainda esse ano. Já para Pingo D’água e Curral Falso haverá ainda licitação, que está marcada para meados de novembro. O projeto de construção dos novos  terminais faz parte do plano de recuperação do sistema BRT e vai custar cerca de R$ 180 milhões. 

O novo terminal Pingo D’Água vai substituir a estação do mesmo nome com integração entre os ônibus alimentadores e vans oriundos da Estrada da Pedra e Avenida Dom João VI.

Serão feitas melhorias no sistema viário e de drenagem no entorno do novo terminal. Em virtude do alto tráfego de bicicletas na região de Guaratiba, um estacionamento exclusivo será implementado nas proximidades do terminal para que a população tenha um local seguro para guardar até 600 bikes. 

Para a implantação do terminal Curral Falso, a antiga estação, que leva o mesmo nome, será demolida. Serão construídos uma passarela de acesso e um terminal alimentador que fará a integração entre os ônibus e vans vindos da Estrada de Sepetiba e Avenida Cesário de Melo. Também serão realizadas melhorias no sistema viário e de drenagem no entorno e a instalação de um bicicletário para 400 bicicletas. 

– A área da estação Pingo D’ Água vai ter 17 mil metros quadrados, hoje são apenas dois mil metros quadrados. O acesso se dará por uma nova praça que estamos construindo. Outra mudança será no Curral Falso, que passará de 300 metros quadrados para 16 mil metros quadrados. Esse terminal será estratégico, principalmente porque receberá passageiros do eixo das estações do BRT da Cesário de Mello — explicou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

O terminal Mato Alto será integrado por dois novos terminais de ônibus e vans. Para isso, será construída uma passarela que irá receber usuários tanto de Sepetiba como de Campo Grande. O projeto ainda prevê a construção de dois viadutos, além de retornos para os veículos comuns. Um bicicletário com capacidade para 250 bicicletas também será implantado no local.

O projeto das obras do terminal Magarça prevê a implantação de mais um módulo com características técnicas idênticas à estação existente. O objetivo é trazer mais conforto aos usuários, garantindo a distribuição dos usuários no interior do novo terminal e nas suas duas áreas de acesso. Além da construção de um novo módulo, haverá a construção de um terminal alimentador de ônibus e vans vindos pela Estrada do Magarça, e modificações para ampliação do sistema viário da Avenida Dom João VI (Américas). O novo terminal Magarça também irá contar com um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas. 



Assim como as obras do terminal Magarça, o projeto do novo terminal Santa Cruz prevê a expansão da estação existente, criação de pistas exclusivas para o BRT e modificações no sistema viário das ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I. Um bicicletário para 200 bicicletas também será construído no local. 

Retornos na Avenida das Américas vão ganhar obras de alargamento

Além da construção dos cinco novos terminais, nos próximos dias a Prefeitura do Rio vai dar início, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, às obras de adequação viária em retornos da Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. A operação de alargamento está prevista para acontecer nos retornos junto à estação do BRT Bosque da Barra, entre o shopping Rio Design e a estação do BRT Américas Park e entre as estações do BRT Benvindo de Novaes e Nova Barra. Os serviços fazem parte das obras de substituição do pavimento, com recuperação estrutural do corredor Transoeste. A ação teve início em julho.

Ao longo de um ano e meio, a Secretaria de Infraestrutura fará a substituição do asfalto da calha por onde passam os ônibus do BRT Transoeste por concreto. Os serviços foram iniciados em dois trechos: na Avenida das Américas, próximo à Cidade das Artes, no trecho entre o Terminal Alvorada e a Estação do BRT Bosque da Barra; e após o túnel Vice-Presidente José Alencar, entre as estações Embrapa e Cetex. Nesses trechos, os veículos são desviados da calha para que possa ser feita a fresagem e a preparação para colocação do concreto. Os investimentos da Prefeitura ultrapassam R$ 235 milhões.

https://prefeitura.rio/noticias/prefeitura-vai-construir-cinco-novos-terminais-do-brt-transoeste/



No último dia 31.03.2024 já anunciava a entrega do primeiro dos 5 terminais:

Prefeitura inaugura Terminal Magarça 

A Prefeitura do Rio inaugurou neste domingo (31/03/2024) o Terminal Magarça, em Guaratiba, que faz parte do corredor Transoeste, o primeiro instalado na capital, em 2012. O equipamento é um dos quatro terminais que estão sendo construídos na cidade, a partir da ampliação de antigas estações. Curral Falso, Mato Alto e Pingo d´Água estão em obras atualmente. 

A abertura do novo Terminal Magarça acontece três meses após a inauguração da Nova Transoeste, que teve 31 quilômetros de calhas revitalizadas. Com a recuperação das pistas, a Prefeitura do Rio buscou dar mais conforto e segurança aos cariocas e iniciou a transformação de estações em terminais, um investimento de R$ 180 milhões. 

Participaram da inauguração o secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere; as secretárias municipais de Infraestrutura, Jessick Trairi, e de Transportes, Maína Celidônio; a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin, e o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba. 

– O sistema de BRT estava completamente destruído. Na perspectiva da população era praticamente impossível retomar o serviço. Hoje, são mais de 700 ônibus novos comprados e rodando pela cidade, os amarelinhos. A Transoeste está toda reconstruída, tem os novos terminais. Hoje a gente inaugura o terminal Magarça, mas vem mais por aí, os terminais Mato Alto, Pingo d’Água e Curral Falso. Ontem tivemos a primeira viagem na Transbrasil, um dia histórico, que inaugura um novo capítulo da história dos transportes do Rio de Janeiro – disse Eduardo Cavaliere. 

O Terminal Magarça ganhou um novo módulo, conectado ao já existente, e um terminal alimentador de ônibus e vans, vindos da Estrada do Magarça. No local foi construído ainda um estacionamento exclusivo para 250 bicicletas. 

– Foi feita a urbanização de 14 mil metros quadrados, temos uma área enorme urbanizada e, além disso, duplicamos a capacidade da estação. É um esforço para levar o conforto que a Zona Oeste merece ao embarcar e desembarcar dos novos amarelinhos – disse Jessick Trairi. 

Secretária de Transportes, Maína Celidônio reforça que o novo terminal dará mais conforto aos usuários:

– O terminal é uma duplicação da estação, agora temos um módulo de serviço expresso, com mais conforto para o usuário, que vai viajar com mais qualidade e ter uma opção de transporte mais rápida. Temos ainda um bicicletário aqui, muito importante porque muita gente vem para cá de bicicleta. 

O bicicletário do Terminal MagarçaMarcos de Paula / Prefeitura 

As obras dos outros três terminais seguem a pleno vapor. No Mato Alto já existe a estrutura dos novos viadutos, e a passarela, que vai receber usuários de Sepetiba e Campo Grande, está pronta para uso. Parte da estação antiga foi desmontada para a construção da nova instalação, que será integrada por dois terminais de ônibus e vans. O projeto ainda prevê retornos para veículos comuns e o bicicletário com capacidade para 250 vagas.

O novo Terminal Pingo D’Água vai ter 17 mil m² (hoje são 2 mil m²) e substituirá a estação de mesmo nome, com integração entre ônibus alimentadores e vans, oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Já foram concluídas as melhorias no sistema de drenagem no entorno do novo terminal e as fundações. Em virtude do alto tráfego de ciclistas na região de Guaratiba, o novo bicicletário com capacidade para 600 bikes está em execução. 

Para a implantação do Terminal Curral Falso, a antiga estação de apenas 300 m² foi demolida, dando lugar a outra 56 vezes maior, com 16 mil m². Enquanto durarem as obras, uma estação provisória permanecerá em funcionamento. Serão construídos um terminal alimentador para a integração entre ônibus e vans vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo e uma passarela de acesso ao novo terminal. Também haverá melhorias nos sistemas viário e de drenagem no entorno e a instalação de uma parada para 400 bicicletas.

Primeiro corredor da cidade, Transoeste foi totalmente recuperado

Em dezembro de 2023, a Prefeitura do Rio entregou uma Nova Transoeste ao carioca. Foram revitalizados 31 quilômetros da calha do BRT, onde o pavimento de asfalto foi substituído por concreto. Os trabalhos, executados pela Secretaria de Infraestrutura, aconteceram na pista desde o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, até o túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda, continuando depois da saída do túnel em direção ao futuro Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba. Os investimentos ultrapassaram R$ 221 milhões, e as obras levaram 18 meses, gerando 4.400 empregos diretos e indiretos. Para a conclusão do trabalho foram utilizados 52.800 m³ de concreto, o que daria para encher 28 piscinas olímpicas. 

Recuperação do sistema BRT completa três anos com ganhos em capacidade e redução de intervalos de viagens

O município retomou a gestão do Sistema BRT, e a iniciativa resultou na renovação total da frota de articulados, na reforma de todas as estações, na implantação de medidas de segurança, na recuperação do pavimento do corredor Transoeste e na entrega das obras do corredor Transbrasil e dos Terminais Gentileza e Deodoro. Essas ações garantiram melhorias robustas para a população que usa diariamente o serviço de transporte de alta capacidade. Por conta disto, foi registrado um aumento de 150% no número de passageiros transportados e uma diminuição de até 72% nos intervalos de viagens nos corredores de alta capacidade. 

Formalizada por decreto em 23 de março de 2021, a intervenção da Prefeitura do Rio na empresa privada BRT S/A, concessionária que operava o modal, foi seguida de uma série de medidas de requalificação do serviço prestado à população. Três anos depois, os números traduzem uma nova realidade para quem utiliza o sistema. Com a nova frota de articulados, estações reformadas e mais segurança, os passageiros voltaram a confiar no BRT. Quando a Prefeitura do Rio assumiu a gestão municipal do BRT, a média diária de passageiros era de 150 mil pessoas. Hoje já são cerca de 375 mil, ou seja, um aumento de 150%. 

Antes da intervenção, o sistema dispunha de 120 ônibus em operação nos três corredores. Atualmente, a nova frota é mais de quatro vezes maior: 515 amarelinhos novinhos rodando. Toda a frota comprada para o sistema totaliza 713 ônibus. Com mais ônibus circulando, os passageiros esperam menos tempo nas estações. Na Transoeste, último corredor a receber os novos Euro 6, com tecnologia menos poluente, a redução dos intervalos nos horários de pico foi de até 72%. Na Transcarioca, o índice foi de 59% e, na Transolímpica, de 63%. 

Ao assumir o Sistema BRT, a Prefeitura encontrou ainda 46 estações fechadas por causa de vandalismo e furtos de equipamentos. Ao fim de 2021, essas estações foram reformadas e reabertas. Atualmente, todas as 120 estações do sistema encontram-se revitalizadas, trazendo mais conforto aos passageiros. 

Casos de vandalismo nas estações caíram 90%

Neste tempo, houve uma redução nos casos de vandalismo nos articulados. No início da gestão, 80% da frota era atacada mensalmente. Hoje, isso ocorre em apenas 10%. Os novos ônibus têm mecanismos mais robustos nas portas e alçapões, não se movimentam com as portas abertas e são monitorados por câmeras internas, inclusive na cabine do motorista, e tem ainda uma câmera externa, no vidro frontal do veículo. Além disso, os próprios passageiros alertam os motoristas, que acionam o Centro de Controle Operacional e os agentes do BRT Seguro para informar as ocorrências. 

Nas estações, a diminuição do vandalismo foi de 90%. Essa redução se deve à reforma delas, com instalação de mecanismos que dificultam depredações, como substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas e fiação embutida; ao monitoramento da MOBI com câmeras de segurança; e ao trabalho do BRT Seguro. 

Programa BRT Seguro atua com 400 agentes por dia

Responsável pelo patrulhamento nos ônibus, estações e terminais do sistema BRT com a presença de agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal, o Programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública, foi lançado em junho de 2021 e já realizou mais de 3.100 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Também foram aplicadas mais de 16.750 multas por calote. Atualmente, 400 agentes atuam por dia no programa.

https://prefeitura.rio/infraestrutura/prefeitura-do-rio-inaugura-terminal-magarca-em-guaratiba-a-primeira-de-quatro-estacoes-que-serao-ampliadas-no-corredor-transoeste/

 


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