Incrível! Uma MÁQUINA DO TEMPO foi instalada no Rio!


Ninguém desconhece que, desde a construção do Museu do Amanhã, já se pode viajar ao futuro no Boulevard Olímpico. O que ninguém ainda sabia, porém, é que a mais recente invenção do Rio é esta incrível nave temporal que, literalmente, leva você para dentro do seu passado, sem necessidade sequer de comprar ingresso. 

Quer mais? Sua viagem não ficará limitada à pura visitação contemplativa do seu Museu do Ontem. Você vai mergulhar no passado em várias estações dos seus inesquecíveis momentos históricos, enquanto percorre a região do Porto na mais recente Máquina do Tempo que acaba de ser entregue aos cariocas, assim como a todos os que visitam a Cidade Maravilhosa. 

O porto do Rio de Janeiro tem um passado rico e cheio de histórias que vão além do que está nos livros escolares. E esse é o foco do primeiro aplicativo da Agência Pública para dispositivos móveis, já disponível: o Museu do Ontem. Lançado pelo LABs – Laboratórios de Inovação em Jornalismo, por realização da Casa Pública do Rio de Janeiro, ele mistura jornalismo, arte, tecnologia e uma pitada de “Pokemon Go” para levar ao público uma nova visão sobre a área onde foi instalado o Porto Maravilha, um dos símbolos da Olimpíada no Rio.



Com este App você é transformado no investigador desse passado secreto pelo mergulho na história do Rio desde a chegada de dom João VI até os escândalos recentes de corrupção da Lava Jato, protagonizados por figuras públicas como o governador Sérgio Cabral e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Sim, pois que nos lugares mais maravilhosos do mundo também nasceram e vivem figuras como eles, seus muitos heróis e outros nem tanto, mas que igualmente nos auxiliam na compreensão de sua realidade e contam como a cidade chegou até o estágio em que a vemos neste momento.


Depois disso ninguém mais vai olhar o Porto Maravilha da mesma maneira! Foi ali que desembarcou a família real portuguesa em 1808; que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 1888, acabando com a escravidão; e onde foi proclamada a República, em 1889. Mas foi ali também que funcionou o maior porto negreiro das Américas, que recebeu mais de 700 mil negros escravizados, e onde o presidente João Goulart fez o comício da Central do Brasil, utilizado pelos militares como desculpa para o golpe militar de 1964.

Esses e muitos outros fatos da antiga e da recente história carioca - mas, indiscutivelmente, sempre preciosa e rica - podem ser descobertos ao se explorar o porto a pé com o app, guiado pelo mapa atual e também por um mapa de 1830. Mas atenção! Para viver a experiência do Museu no Ontem não basta você baixar o aplicativo no seu celular:  você precisa estar - fisicamente - na região portuária do Rio. Pois é somente lá que essa fantástica máquina do tempo estará esperando pelo seu embarque. A notícia boa é que ela permanecerá, a partir de agora, estacionada no Porto Maravilha, esperando para levá-lo nessa viagem surpreendente em qualquer oportunidade que tiver para voltar aqui.


Diferentemente de outros apps que você já conhece - como o Google Maps, por exemplo - o Museu do Ontem não permite aumentar, diminuir ou mover o mapa. O aplicativo mostrará apenas - e exatamente - o local onde você acabou de chegar, e é dessa forma que você irá vivenciar a partida do Presente que tem diante dos olhos para mergulhar no Passado por esse portal do tempo cuja maçaneta será alcançada pelo toque de sua mãoPara descobrir todos os segredos tanto desse Porto Novo quanto do antigo você deve ir até o local mais próximo marcado no mapa. Quanto mais você andar, mais partes do mapa serão alcançadas.  

Então... Está esperando o que, ainda, para embarcar no carro que vai levá-lo direto para a novíssima MÁQUINA DO TEMPO que acaba de ser instalada na cidade mais encantadora do planeta? Não perca nem mais um minuto, porque seu pacote para essa surpreendente aventura não estará disponível em nenhuma outra agência de viagem, não estará acessível em outro lugar e nem de qualquer outra parte do mundo, mas SOMENTE ALI: bem no coração do Rio!



Baixe aqui o aplicativo no Google Play. (Em breve também na AppStore!)

Desvende segredos como:

O primeiro e ainda esquecido porto de escravos do Rio de Janeiro.
O golpe de falsificar cavalos de raça usado por dom Pedro I.
O estudante Edson Luiz, morto pela ditadura, que foi levado em cortejo pelo centro do Rio.
O centro de tortura da ditadura, que ainda hoje funciona como sede da polícia.
 As vigas de aço que sumiram na demolição da Perimetral
 A recente história política do Rio protagonizada por políticos como Eduardo Cunha.
... e muito mais, que você irá descobrir apenas quando entrar na Máquina do Tempo carioca!


O aplicativo foi criado pelas jornalistas da Agência Pública em parceria com o desenvolvedor holandês Babak Fakhazadeh, e conta com ilustrações da artista Juliana Russo e narrações da cantora Anelis Assumpção. (Conteúdo original extraido de: http://apublica.org/museu-do-ontem/   Redação deste texto por Luiz Roberto Bodstein). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma interação prática e funcional que faz toda a diferença!

O RIO NO CINEMA - +200 Filmes de cenário carioca

Rio