POR QUE COMEÇAR PELO VLT?

Como sabemos, o Veículo Leve sobre Trilhos - ou VLT - já se transformou no mais novo símbolo do Rio para quem mora aqui e também para quem vem conhecer a cidade. Mas nem é por esse motivo que escolhi começar este blog por ele. Sua importância maior - que muitos ainda irão descobrir - é que passou a funcionar como o grande portal de entrada da cidade, principalmente para os que ainda não conseguem se situar o bastante para explorá-la de maneira plena e o mais próximo possível dos que por aqui vivem.

Trocando em miúdos, você está vindo pela primeira vez ao Rio, ou é a primeira vez que volta depois da Olimpíada? Então é por ele mesmo que tem que começar! Se conheceu a cidade antes da Rio 2016 dificilmente vai reconhecer os lugares de antes ou seguir os mapas utilizados na época, pois a cidade passou por uma completa transformação de norte a sul, de leste a oeste, principalmente no que diz respeito ao uso dos transportes que ligam todos os seus pontos novos e antigos.

E é a partir do VLT que você vai se situar de forma mais ágil e sem se perder naqueles mapas das redes de transporte encontráveis em todas as grandes capitais do planeta, pois a rota do "bondinho" vai permitir que você se conecte com os demais modais que o levarão pelos quatro cantos da cidade: metrô, ônibus rodoviário e urbano via BRS (Bus Rapid Sistem) ou BRT (Bus Rapid Transport), Teleférico, Trens metropolitanos, Bondinho turístico, Barcas e Aeroportos.

Assim, o bondinho moderno vai ser uma constante por aqui, por servir como referencial para que possa chegar a qualquer lugar. Então não perca seu mapa de vista, que ele vai ser muito útil, além de lhe apresentar a lugares incríveis!

Vale reforçar que esse mapa que postei acima não é o mapa oficial que você irá obter junto a concessionária do VLT. Eu o redesenhei especialmente para facilitar a vida dos visitantes do Blog, e não simplesmente como usuários do sistema de transporte da cidade, que quase sempre é impessoal e sem aquelas "preciosas dicas" que a gente só descobre do nosso jeito. Só a rede do VLT já vai permitir que acesse quase 200 atrações deliciosas para se conhecer apenas no centro da cidade. sem sem que precise percorrer mais que 5 minutos a pé da estação mais próxima!

Que tal começar então por uma atração apenas em cada uma das estações que você pode ver no mapa? Você já terá, só aí, pelo menos 30 opções de lugares deliciosos para  visitar no Centro do Rio, num único passeio no bondinho. Dicas importantes para não "pagar mico" nem incorrer em risco de ser multado no bonde:

  • O pagamento da viagem só é feita por cartão Riocard (adquirido nas máquinas em cada estação);
  • Cada passageiro precisa ter seu próprio cartão (nada de pagar duas passagens num cartão só!);
  • Se você saltar numa estação, pode retormar a viagem no período de uma hora sem pagar nova passagem, desde que no mesmo sentido em que estava;
  • Isso vale também se mudar de linha do bonde, não precisando comprar nova passagem;
  • É você quem deve validar o cartão nas máquinas dentro do bonde, pois não há cobradores, mas não deixe de fazê-lo porque a multa é beeem salgada:  R$ 170,00, para quem trapacear, hein?
  • Antes de entrar no bondinho, procure conhecer todas as outras regras de uso e horários, que são exibidos nos painéis de cada estação!
Então procure a estação mais próxima para comprar seu cartão, e BOA DIVERSÃO!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O RIO NO CINEMA - +200 Filmes de cenário carioca

Rio

ALMA CARIOCA - 276 declarações de amor à Cidade +que Maravilhosa