Próximas estações: Sete de Setembro e Candelária
Sete de Setembro (ambas as direções) →Conexão das Linhas 1 e 2
do VLT, na estação Colombo
- Igreja N. S. do Carmo - R. Sete de Setembro 14 (2221-0501) 2ª a 6ª 8:30h/15:30h; Sáb. 9:30h/12:00h.
- Camelódromo da R.Uruguaiana (maior comércio popular “indoors” do centro do Rio, da R.Rosário à Pres.Vargas)
Mercado Popular URUGUAIANA - Camelódromo do Rio de Janeiro
Onde fica?
Ao longo da Rua Uruguaiana. Descendo no metrô Uruguaiana, você sai no fim do mercado.Todos os blocos são interligados, então, é só entrar no labirinto e percorrer.
Qual o horário de funcionamento?
O Mercado Popular da Uruguaiana funciona de segunda a sexta das 9:00 as 19:00h e sábado de 9:00 as 16:00h.Por que ir?
Nem que seja para conhecer, você deveria ir até o famoso e gigantesco camelódromo, instalado em vários módulos ao longo da Rua Uruguaiana, e que integra a enorme área conhecida como "SAARA" que domina boa parte do centro, de intenso comércio popular. Vestuário, eletroeletrônicos, acessórios de informática, alimentação e até mobiliário: tem de tudo por ali. A preços convidativos, em grande parte por causa da informalidade da economia de mercado praticada e em parte pela ferrenha concorrência entre os pequenos e apertados boxes onde se encontra de tudo. Sem luxo, sem glamour, sem frescura: é ir, comprar e voltar satisfeito pra casa. Gastando pouco.
Quando ir?
Quando precisar comprar produtos baratos. Por serem muitas vezes os mesmos encontrados em lojas populares, os produtos podem ser pechinchados e não requer mais do que bater perna para se achar o que se precisa. Em dias próximos a datas comemorativas o local fica fervilhante por conta da guerra de preços, mas em dias normais pode-se percorrer todas as suas estreitas galerias com tranqüilidade, permitindo melhores escolhas de produtos.
Quem vai?
Quem vai se veste de modo simples e informal. Este mercado não é pra desfile de modas: vai quem precisa ou gosta de se inteirar no que há de novo no mundo de produtos em geral. E os que querem aproveitar alguma pechincha, pois - como é notório - tudo o que você procurar, vai achar.
Tem produtos para todos os bolsos. Lembre-se de se manter sempre bem informado sobre as boas práticas de comércio e evite assim eventuais prejuízos que possam ocorrer por erros tanto dos comerciantes como dos clientes. Peça seu comprovante fiscal e quando necessário o termo de garantia dos produtos comprados. Com eles você não só garante uma compra segura como ajuda-lo caso seja necessário trocar ou reparar um produto com defeito.
Candelária (ambas as direções)
·
Igreja da Candelária (1811) – Praça Pio X, s/no. (2233-2324)
·
Esplanada da Candelária (praça que integra o Boulevard Olimpico, onde fica a Pira Olímpica)
·
C. C. Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março 66 (3808-2020) 4ª. a 2ª. e feriados, de 9h às
21h.
·
Casa França Brasil –
R. Vsc. de Itaboraí, 78 – 2253-1580 (ao
lado do CCBB)
·
Centro Cultural dos Correios – R. Vsc. de Itaboraí, 20 – 2332-5120 (Por trás do
CCBB)
A Igreja da Candelária, que empresta seu nome à estação do VLT mais próxima, é muito mais do que o maior e mais famoso templo católico do Rio: aparece como um marco de toda a história política e cultural da cidade por ter sido palco de grandes acontecimentos que ganharam as páginas de noticiários do mundo inteiro. Além de sua beleza arquitetônica interna e externa e de seu porte monumental, a catedral se posiciona num dos mais belos cenários cariocas, desde que seu entorno se transformou em parte do Boulevard Olímpico, a partir da esplanada de frente para o mar que foi construída à sua frente, e onde está localizada a Pira Olímpica da Rio 2016. Outro aspecto de vital importância a destacar é que junto à praça Pio X, seu endereço oficial, estão três dos mais importantes centros culturais da capital fluminense: o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França-Brasil e o Centro Cultural dos Correios, tornando sua visita obrigatória para qualquer visitante que aprecie arte, história, e cultura.
Comentários
Postar um comentário