07.04.2024 - Reinauguração do Teleférico da Providência
Pra quem só andou em um deles, posso dizer de cadeira que a sensação aqui é bem mais prazerosa do que no bondinho do Pão de Açúcar. A razão é simples: enquanto o do Pão de Açúcar comporta 75 pessoas, nas gôndolas do Teleférico da Providência cabem apenas seis, razão porque se move de modo muito mais rápido, e a gente sente os movimentos quando arranca e quando freia. Sua velocidade também é bem maior, já que o peso do bonde do Pão de Açúcar é grande, e ele se move lentamente, e praticamente imperceptível se não se estiver olhando para fora, distanciando-se da estação. Em gôndolas tão pequenas como essa eu ainda não havia viajado, e a experiência foi muito boa.
Paralisado de 2016 até 2021, durante a gestão Crivela - que não renovou o contrato com a concessionária que à época operava o modal - o teleférico começou a ser restaurado somente após a volta de Eduardo Paes à prefeitura do Rio. culminando com a entrega à população neste domingo (07), após longo período de avaliação técnica e recuperação de equipamentos e instalações. Foram mais de 7 anos de paralização, entre o tempo em que ficou parado e o requerido para um retorno seguro à operação.
O vaivém das gôndolas entre a Praça Américo Brum, no alto do morro, e as estações na Gamboa e na Central do Brasil, foi festejado por moradores da região histórica, notadamente do Morro da Providência, considerada a primeira favela carioca.
O serviço estará funcionando em abril nos dias úteis entre 8h e meio-dia, e aos sábados de 8h às 11h, ainda em período de testes, sendo seu horário de operação ampliado a partir de maio.
Comentários
Postar um comentário